| hmin
O furacão Isabel está se aproximando nesta quarta, dia 17, do litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, deixando a costa leste do país sob a ameaça de fortes chuvas e de ventos de até 176 km/h.
O Isabel ainda está a centenas de quilômetros, no Atlântico, mas seu centro deve passar sobre a Carolina do Norte nesta quinta, dia 18. A partir da noite de hoje a região já deve enfrentar tempestades. Depois da Carolina do Norte, o furacão deve se dirigir para o norte, na direção do Estado da Virgínia.
Dezenas de milhares de pessoas no Estado foram orientadas a deixar suas casas para fugir de inundações que podem chegar a mais de três metros. Na última terça um fluxo constante de carros e caminhões deixava as ilhas Outer Banks, um popular local de veraneio da Carolina do Norte.
O Isabel, que chegou a atingir o topo da escala Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5), é agora uma tempestade da categoria 2, segundo o Centro Nacional de Furacões. Na quarta o Centro colocou uma parte do leste dos EUA em alerta para as próximas 24 ou 36 horas.
Uma tempestade da categoria 2 pode danificar trailers, derrubar árvores e derrubar portas, telhados e janelas. Os meteorologistas esperam 25 centímetros de chuva ao longo de sua rota. Segundo o governo dos EUA, 50 milhões de pessoas podem ser atingidas em 13 Estados.
A Marinha enviou 40 navios e submarinos da base naval de Hampton Roads, na Virgínia, para o alto-mar, onde é mais fácil fugir dos efeitos da tempestade. Em bases áreas, muitos aviões foram protegidos. A Marinha pediu a 130 mil funcionários seus que deixem a região de Norfolk, Virgínia.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.