| hmin
Com a forte contração da economia no segundo trimestre, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2003 de 1,6% para 0,5%.
Para 2004, a projeção foi elevada de 3% para 3,5%. A revisão faz parte do último boletim trimestral de conjuntura divulgado nesta quinta, dia 4, pelo instituto, vinculado ao Ministério do Planejamento. A estimativa anterior tinha sido divulgada em junho. O Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 1,6% no segundo trimestre em relação ao primeiro e 1,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O Ipea prevê para 2003 uma queda de 1% na atividade industrial comparado à projeção anterior de crescimento de 1,8%.
Os outros setores – agropecuário e serviços – ainda devem apresentar crescimento, segundo a projeção do instituto. O Ipea revisou a projeção do crescimento do setor de agropecuária de 3,7% para 3,9% e o de serviços, de 1,2% para 1%.
Considerando as projeções para o PIB sob a ótica da demanda, o Ipea prevê que o consumo das famílias registre queda de 2,1% no ano, comparado à estimativa anterior de crescimento de 0,2%. Já os investimentos apresentariam uma queda de 4,6%, comparado à projeção anterior de modesto crescimento de 0,7%.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.