| hmin
O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque, poderá ser enterrado na França, onde vivem sua mulher e seus dois filhos, disse nesta quarta, dia 20, o chanceler brasileiro, Celso Amorim.
— As indicações que tivemos hoje (quarta-feira) é de que provavelmente (o corpo) será levado para a França – disse Amorim.
Ele acrescentou que a chancelaria brasileira ainda está tomando conhecimento sobre qual é a opção da família. Vieira de Mello tem dois filhos radicados na França, mas a mãe do diplomata e a irmã vivem no Brasil. O ministro das Relações Exteriores ainda disse que o Brasil "colocou à disposição um avião para ir até Bagdá, se for necessário, para buscar o corpo".
Amorim, que participou de uma cerimônia em homenagem ao diplomata brasileiro na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, disse que Vieira de Mello insistia na importância da rápida devolução do poder político aos iraquianos. Vieira de Mello, de 55 anos, foi nomeado em maio pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidos (ONU), Kofi Annan, como seu representante especial no Iraque, para participar do processo de reconstrução do país.
Na terça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto de três dias em homenagem a Vieira de Mello, morto em um ataque com um caminhão-bomba contra o edifício-sede da ONU em Bagdá.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.