| hmin
Durante visita à costa da África Ocidental, de onde os escravos eram enviados acorrentados ao continente americano, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou nesta terça, dia 8, que a escravidão foi um dos maiores crimes da História.
– Neste lugar, a liberdade e a vida eram roubadas e vendidas – disse Bush em uma antiga estação de venda de escravos na Ilha Goree, em frente à capital senegalesa, Dakar, onde cerca de dois milhões de africanos tiveram sua última visão do continente onde nasceram.
– Uma das maiores emigrações da História também foi um dos maiores crimes da História – disse Bush em discurso, acrescentando que a escravidão corrompeu a sociedade dos EUA e deixou um legado que ainda não foi erradicado.
Calcula-se que cerca de 20 milhões de africanos foram escravizados.
O discurso de Bush no início de sua visita de cinco dias à África não chegou a ser um pedido explícito de desculpas pela escravidão, como esperavam alguns afro-americanos e grupos de defesa das liberdades civis. No entanto, o presidente norte-americano afirmou que não pode se pode dizer que os valores eram diferentes na época da escravidão.
Segundo Bush, os escravos africanos ajudaram a despertara consciência norte-americana por sua luta pela liberdade e que "a mesma gente objeto do comércio da escravidão" ajudou a libertar os EUA.
Porém, Bush disse que o caminho para a justiça racial nos EUA ainda não foi completado.
– O fanatismo racista que encabeçou a escravidão não acabou com a escravidão ou com a segregação. E muitos dos temas que ainda afetam o Estados Unidos têm sua raíz na experiência amarga de outros tempos – acrescentou Bush.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.