Notícias

 |  hmin

Mantega diz que taxa média de juros pode chegar a 15,5% em 2004

Previsão está sendo utilizada para fechar o Plano Plurianual

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, disse nesta quinta, dia 12, que o governo está trabalhando com uma queda de quatro pontos percentuais na taxa de juros real (acima da inflação) para o ano que vem. Segundo o ministro, esta redução deverá baixar os juros reais de aproximadamente 12% neste ano, para até 8%, em 2004. Caso se confirme a expectativa do mercado, que trabalha com uma taxa de inflação média de 7,5% no ano que vem, a taxa média seria de 15,5%. Hoje a taxa de juros do Banco Central, a Selic, está em 26,5%.

Mantega disse que a previsão está sendo utilizada para fechar o Plano Plurianual (PPA), que está em discussão e deve ser finalizado até final de julho deste ano. O ministro disse ainda que a taxa básica de juros da economia vai cair num futuro próximo.

– A taxa vai cair quando o Copom (Conselho de Política Monetária ) decidir. Os diretores do Copom são pagos para isso. Cabe a ele definir a taxa ideal – disse.

Segundo Mantega, quando o PPA for colocado em prática, em 2004 certamente as taxas de juros estarão mais baixas. A afirmação foi feita no Congresso Nacional depois do ministro ter entregue um modelo do PPA 2004-2007 aos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha.

Com informações da Agência Reuters e Globo News.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.