| hmin
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desafiou neste domingo, dia 1º, o grupo dos oito países mais industrializados do mundo a ajudar na criação de um fundo mundial contra a fome. Lula foi um dos líderes de países em desenvolvimento convidados para a sessão de abertura sobre questões globais da cúpula do G8 em Evian, na França.
– A fome não pode esperar – disse o presidente. – Minha proposta é a criação de um fundo global capaz de alimentar aqueles que têm fome e ao mesmo tempo criar as condições para erradicar as causas estruturais da fome.
Lula afirmou que o fundo poderia ser financiado tanto pela taxação do comércio internacional ou pelo reinvestimento de parcelas do pagamento da dívida de países em desenvolvimento. O líder brasileiro também criticou os subsídios comerciais, que, segundo Lula, enfraquecem as economias em desenvolvimento.
– Estou preocupado com a resistência (da Organização Mundial do Comércio, OMC) em remover os bilionários subsídios, principalmente contra a agricultura – criticou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.