| hmin
O candidato à presidente da Argentina Nestor Kirchner chegou a Brasília na noite desta quarta, dia 7, para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A visita faz parte de um esforço do governo argentino para melhorar a imagem do candidato que lidera as pesquisas de opinião.
Kirchner encontra Lula nesta quinta, dia 8. Depois, ele segue para o Chile para uma reunião com o presidente Ricardo Lagos na sexta, dia 9. Kirchner, o preferido nas pesquisas para o segundo turno, que ocorre em dia 18 de maio, tem de 60% a 65% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Carlos Menem, apoiado por Washington e pelo mercado financeiro, aparece com 20% a 25%.
Analistas políticos acreditam que a viagem é uma tentativa do presidente argentino Eduardo Duhalde de dar a estatura de estadista internacional para seu candidato. Kirchner é acompanhado pelo Ministro da Economia, Roberto Lavagna, que já foi escolhido para permanecer no cargo se o ex-governador da província de Santa Fé ganhar a eleição.
A decisão de Lula de se reunir com Kirchner é vista como um voto de confiança de Brasília em relação à sua candidatura, além de indicar uma avidez por relações mais estreitas com a Argentina.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.