Notícias

 |  hmin

Líder do partido Baath diz que ex-presidente iraquiano está vivo

O ditador Saddam Hussein não teria morrido nos diversos ataques promovidos pela forças norte-americanas segundo Qassem Salam, secretário-geral do Partido Socialista Árabe Baath do Iêmen. De acordo com a declaração feita a um jornal nesta terça, dia 6, o presidente e seus dirigentes estariam em segurança no Iraque. Conforme Salam, o ex-governante estaria  organizando um movimento de resistência à ocupação dos Estados Unidos.

O secretário-geral teria obtido as informações através da liderança do Partido Socialista Árabe Baath do Iraque em meados de abril.

– A mensagem informou que toda a liderança está bem e em lugares seguros. A liderança nacional, em meio à qual está Saddam Hussein, abrigou-se em locais seguros. E os que deixaram o Iraque também vivem em locais seguros – disse Salam ao jornal Al Quds Al Arabi, publicado na Grã-Bretanha.

O paradeiro de Saddam e de seus dois filhos não é conhecido, mas vários assessores importantes do ex-ditador foram detidos pelos EUA. O Al Quds publicou em abril uma suposta carta de Saddam Hussein, na qual o ex-dirigente convocava a população iraquiana a rebelar-se contra os norte-americanos e os britânicos.

Salam, um ex-colega de escola de Saddam no Egito, que visitava regularmente o então líder do Iraque, disse tê-lo visto pela última vez em uma reunião oficial do Baath, no dia 8 de março. Conforme o secretário-geral, o ex-presidente teria liderado pessoalmente uma batalha contra as forças norte-americanas no aeroporto de Bagdá no dia 4 de abril, mas acabou traído por comandantes da Guarda Republicana. As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.