| hmin
A Grã-Bretanha reabriu nesta segunda, dia 5, sua representação diplomática permanente em Bagdá, depois de 12 anos de portas fechadas. O novo escritório funcionará inicialmente em contêineres de navio colocados no terreno da ex-Embaixada.
O chefe da representação será Christopher Segar, que participou da ação que resultou no fechamento da unidade em 1991.
A Grã-Bretanha fechou a Embaixada antes de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos ter expulsado as forças iraquianas do vizinho Kuwait durante a Guerra do Golfo (1991). Os russos cuidaram dos assuntos de interesse dos britânicos durante a ausência deles.
Nos próximos meses, os britânicos irão trabalhar e morar em quatro contêineres equipados com geradores e cozinhas. No final de julho, deve haver uma equipe de 20 pessoas lá.
Um novo prédio será construído apesar de o antigo, segundo o novo representante britânico, estar "mais ou menos do jeito como o deixaram''. O edifício otomano do século 19 escapou da onda de saques que tomou Bagdá depois da deposição do presidente Saddam Hussein pelas forças norte-americanas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.