| hmin
O Departamento de Estado norte-americano confirmou nesta segunda, dia 28, que a Coréia do Norte disse a autoridades dos Estados Unidos em Pequim que o governo de Pyongyang possui armas nucleares.
Ao mesmo tempo, o secretário de Estado, Colin Powell, disse que seu governo está estudando um plano apresentado por líderes norte-coreanos para pôr fim à recente crise entre os dois países, iniciada após a retomada, em outubro do ano passado, do programa nuclear de Pyongyang.
Fontes do governo Bush, que pediram para não ser identificadas, disseram na quinta-feira que a Coréia do Norte fez a revelação durante as conversas entre os Estados Unidos, Coréia do Norte e China em Pequim, mas o governo norte-americano não havia confirmado isso oficialmente até esta segunda-feira.
– Eles disseram possuir armas nucleares – disse o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, em seu briefing diário. – Ele disseram que podem acabar com todos os programas nucleares. Eles disseram que podem acabar com as exportações de mísseis.
Boucher disse que os Estados Unidos planejam analisar todas as declarações agora que a autoridade norte-americana que participou das conversas, o secretário-assistente de Estado, James Kelly, voltou a Washington.
– Nós vamos ver todo o contexto e decidir, analisar e decidir, o que faremos depois – disse o porta-voz.
Os Estados Unidos querem que a Coréia do Norte abandone as armas nucleares que possa ter, temendo que elas possam ser usadas para ameaçar vizinhos do país, incluindo a Coréia do Sul, onde 37 mil soldados norte-americanos estão, em parte para deter qualquer ataque do norte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.