| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, garantiu nesta segunda, dia 28, que a Coréia do Norte apresentou uma proposta que, "em última instância", trata da capacidade nuclear do país e de sua atividade com mísseis. Em troca, no entanto, segundo Powell, o governo norte-coreano espera receber "algo considerável em troca".
O norte-americano afirmou que os Estados Unidos estão estudando o plano, apresentado durante as conversas em Pequim na semana passada. Fontes ligadas ao governo do presidente George W. Bush afirmaram que a Coréia do Norte admitiu possuir armas nucleares durante o encontro.
Apesar dos dias de conversações, as negociações entre Washington e Pyongyang não caminharam na direção de uma solução diplomática para as ambições nucleares do governo norte-coreano. A avaliação foi feita pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, na última quinta.
O norte-americano garantira que a Casa Branca tentaria resolver a crise com o país asiático pela via diplomática. Durante uma entrevista coletiva no Pentágono, Rumsfeld recusou-se a dizer se a possibilidade de opção militar na Coréia do Norte estava mais próxima:
– Claramente, as discussões recentes não levaram a bola para a frente. Mas o secretário (de Estado Colin) Powell e o presidente (George W. Bush) estão trabalhando no assunto, e a esperança é de que isso possa no fim das contas ser resolvido pelos meios diplomáticos.
Nos cálculos dos norte-americanos, os asiáticos têm uma ou duas bombas nucleares.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.