| 28/04/2003 08h01min
Com 97,74% das urnas apuradas, o ex-chefe de Estado Carlos Menem e o governador da província de Santa Cruz Néstor Kirchner foram confirmados nesta segunda, dia 28, no segundo turno das eleições à presidência da Argentina.
Menem está em primeiro lugar, com 24,14% dos votos, enquanto Kirchner soma 22,04%. De acordo com os dados oficiais, o economista liberal Ricardo López Murphy é o terceiro colocado, com 16,42%, seguido da centro-esquerdista Elisa Carrió, com 14,21%.
De acordo com a legislação eleitoral, um candidato só poderia vencer no primeiro turno se conseguisse 45% dos votos ou mais de 40%, além de uma diferença de, no mínimo, 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado. O porta-voz do governo, Alfredo Atanasof, declarou que o índice de comparecimento às urnas foi de aproximadamente 80%, superior ao esperado.
Caso Menem vença as eleições, ele será o segundo político argentino a conquistar um terceiro mandato, depois de Juan Domingo Perón, o fundador do movimento ao qual pertence o ex-presidente e também Kirchner.
De acordo com as pesquisas de opinião realizadas durante a campanha no primeiro turno, Menem seria derrotado no segundo turno, independemente qual fosse seu adversário.
As informações são do Clarín e da CNN.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.