| 17/04/2003 07h08min
Forças norte-americanas atacaram no Iraque as bases do mais importante grupo de oposição iraniano, o Mujahideen-i-Khalq, segundo informou o The New York Times em sua edição dessa quarta, dia 16, citando autoridades do governo que não quiseram se identificar. Segundo os oficiais ouvidos pelo jornal nova-iorquino, o grupo, também conhecido com Organização do Povo Mujahideen do Irã, havia apoiada Saddam Hussein, o que transformou o local em legítimo alvo militar.
Com tanques e artilharia, além de combatentes armados posicionados na fronteira com o Irã, os Mujahideen vêm lutando para destituir o governo islâmico do país há mais de uma década.
O governo dos Estados Unidos estipulou recentemente que o grupo possuía "alguns milhares de combatentes'', com a maioria baseada no Iraque. Mohammad Mohaddessin, alto membro de uma coalizão de oposição iraniana que inclui o grupo Mujahideen, afirmou que ocorreram repetidos bombardeios norte-americanos contra as bases do grupo, antes que as forças do Irã lançassem ataques terrestres pela fronteira contra a milícia.
Mas Mohaddessin disse também que o grupo havia recebido a garantia de "respeitáveis autoridades dos EUA'' de que os campos ao norte de Bagdá não seriam alvos da coalizão liderada pelos norte-americanos no Iraque. Os EUA bombardearam a sede da milícia em Camp Ashraf, que fica 95 quilômetros ao norte de Bagdá, além de uma das duas outras bases do grupo no Iraque, informa a reportagem.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.