| 16/04/2003 19h11min
Um líder xiita iraquiano voltou para casa nesta quarta, dia 16, depois de um exílio de 23 anos no Irã, informou seu filho. Abdelaziz Hakim, vice-presidente do Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque (CSRII, na sigla em inglês) chegou à cidade de Kut, no sul do país.
– Abdelaziz Hakim recebeu calorosas boas-vindas de milhares de pessoas em Kut, ao chegar esta manhã – disse seu filho, Mohsen Hakim. As redes de televisão iranianas mostraram Abdelaziz Hakim sendo recebido por seus partidários na cidade onde a maioria da população é xiita.
Os xiitas constituem dois terços da população de 26 milhões de habitantes do Iraque, que também é composta por islâmicos sunitas, curdos e cristãos. Mohsen Hakim disse que a função de seu pai seria a de restaurar a paz e a segurança, sem se aprofundar no assunto.
O CSRII não compareceu ao encontro de líderes religiosos e políticos iraquianos com autoridades norte-americanas realizado na terça-feira perto da cidade de Nassiriya para delinear o futuro político do país.
– O encontro não teve êxito porque não representava todos os grupos do Iraque – disse Mohsen Hakim.
Os participantes da reunião aprovaram uma declaração com 13 pontos defendendo a democracia federativa para o Iraque e a dissolução do partido de Saddam, o Baath. Eles se comprometeram a se encontrar novamente em um prazo de 10 dias.
O principal líder religioso do CSRII, aiatolá Mohammad Baqir Hakim, também decidiu voltar para casa depois de um exílio de 23 anos no Irã, mas não anunciou a data para o retorno.
Nesta quarta, o líder político iraquiano pró-Estados Unidos, Ahmad Chalabi, também retornou à capital Bagdá. É a primeira visita de Chalabi à cidade desde a queda da monarquia em 1958, disse um conselheiro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.