Notícias

 |  hmin

ONU deve comandar reconstrução do Iraque

A Organização das Nações Unidas (ONU) deve ter papel central na reconstrução do país. A afirmação foi feita nesta sexta, dia 11, por líderes dos países que se opuseram à guerra liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque mas que receberam bem a queda do regime de Saddam Hussein.

Porém, com a pouca atenção dada pelo governo norte-americano ao pedido, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da França, Jacques Chirac, e o primeiro-ministro alemão, Gerhard Schroeder, parecem preferir não esclarecer qual será sua estratégia futura. Com as informações de que Bagdá está tomada pela anarquia, Putin pediu enfaticamente que Washington tome medidas urgentes para definir o papel das Nações Unidas no Iraque pós-Saddam.

Putin disse também que a campanha liderada pelos EUA não cumpriu o objetivo estabelecido em novembro pela comunidade internacional, que seria determinar se o Iraque mantinha armas proibidas. Afirmou ainda que ninguém tem o direito de impor valores estrangeiros a qualquer nação do mundo.

O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, descartou os pedidos para que a ONU tenha um papel preponderante na reconstrução do Iraque. Uma autoridade de alto escalão do Pentágono sugeriu que os três países contribuiriam mais para a reconstrução perdoando a dívida externa iraquiana.

Chirac disse aos repórteres que o mundo todo se alegrou com a derrota de Saddam. Mas os três líderes, segundo ele, compartilham da opinião de que a ONU deve ser a defensora dos valores democráticos.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.