| hmin
A partir desta sexta, dia 4, o sistema de som de todos os aeroportos internacionais brasileiros emitirão mensagens em três idiomas alertando sobre a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, do inglês), a doença que já matou 79 pessoas no mundo. A decisão, que também prevê a mensagem durante vôos e material informativo nos desembarques, foi tomada nesta quinta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em reunião com representantes de aeroportos.
O material informativo distribuído aos passageiros – em português, inglês e espanhol – é atualizado diariamente com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O folheto é dirigido principalmente àqueles passageiros vindos de áreas afetadas pela doença (China, Cingapura, Canadá, Estados Unidos, França, Vietnã, Tailândia), mas também passou a ser entregue nesta quinta a ocupantes de vôos domésticos vindos do Rio e de São Paulo. O texto orienta os viajantes para que procurem os postos da Anvisa ou os serviços de saúde em caso de sintomas associados à doença, como febre alta, fadiga e falta de ar.
Apesar de o material ser entregue a todos os passageiros, não é possível ter controle total sobre a chegada da doença. O ministro da Saúde, Humberto Costa, reafirmou que é impossível evitar que pessoas com sintomas da pneumonia asiática entrem no país porque existe um período de incubação (de dois a 10 dias) entre o contágio e o início dos sintomas.
A Agência acertou ainda com a Infraero a criação de uma comissão formada por um técnico da Anvisa e um representante da administração de cada aeroporto para trocar informações diárias sobre o fluxo de passageiros e possíveis casos suspeitos da doença. Quando necessário haverá troca de informações entre os aeroportos brasileiros internacionais.
Os principais aeroportos que recebem vôos procedentes de países com casos da pneumonia asiática são: Guarulhos e Galeão (RJ). Outros que também recebem vôos internacionais são: Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Viracopos (Campinas-SP), Afonso Pena (Curitiba-PR), Salgado Filho (Porto Alegre-RS). E os principais portos: Fortaleza (CE), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Suape (PE).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.