Notícias

 |  hmin

Tropa de elite de Saddam diz defender seu líder até a morte

A Guarda Republicana, comandada por Qusay, filho caçula de Saddam Hussein vai constituir a primeira linha de defesa do presidente iraquiano contra o iminente cerco das forças de coalizão à Capital. A maioria dos soldados de elite é sunita assim como o líder de Bagdá.

Esse grupo de soldados de elite foi criado por um antecessor de Saddam para garantir proteção ao presidente e ficou famoso por seu empenho na guerra contra o Irã (1980-88). A nata dessa guarnição é a Guarda Republicana Especial, que conta com até 25 mil homens em quatro brigadas. Seus soldados são oriundos da mesma região de Saddam, a de Tikrit, e da mesma tribo dele, a Al Bu Nassir.

Estabelecida em 1990, trata-se de um contingente treinado em táticas de guerrilha urbana e operações especiais. Seu trabalho é proteger Bagdá, Tikrit e os palácios de Saddam. A última linha de defesa em torno de Saddam deve ser formada por agentes de vários serviços de segurança, ligados a ele pelo sangue ou por interesses pessoais. Especula-se que essa última linha morreria para proteger o ditador.

No total, o Exército do Iraque tem 350 mil soldados, a maioria deles recrutas ou reservistas. Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres, seu poder de combate é de apenas 50 por cento do ideal. A exceção, acrescenta o Instituto, é a Guarda Republicana, que tem três divisões blindadas, uma mecanizada e duas de infantaria.

Depois da guerra do Kuwait, a Guarda Republicana voltou a ser mobilizada para combater a revolta dos xiitas no sul e dos curdos no norte do Iraque. No dia 1º de março, quando a guerra já parecia inevitável, a Guarda Republicana fez um juramento solene de morrer por Saddam se for necessário.

– Eles prometeram ao presidente que serão as espadas que vão combater os agressores e que estão prontos para se sacrificar até o martírio para defender seu líder, seu país e o que há de mais sagrado neles – disse a imprensa estatal.

Uma das divisões da Guarda Republicana, a Medina, já está obstruindo o avanço das tropas norte-americanas na região de Kerbala, 110 quilômetros a sudoeste de Bagdá. Outra divisão, chamada Bagdá, controla a estrada que passa por Kut, 170 quilômetros a sudeste da capital. As divisões Al Hamurabi, Adnan e Al Abed teriam a função de proteger o oeste e o norte da cidade.

As informaçãos são da Agência Reuters

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.