Notícias

 |  hmin

Lula poderá oferecer ministério ao PMDB na semana que vem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará na próxima quarta, dia 19, um passo importante para garantir a participação do PMDB no governo. O acordo implicará no apoio no Congresso e na acomodação do partido com cargos no Executivo, inclusive no primeiro escalão.

A oferta oficial foi negociada exaustivamente pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e deverá incluir um ministério, além da liderança do governo no Congresso. A pasta mais forte até o momento é a da Saúde, ocupada pelo petista Humberto Costa. O nome indicado para substituí-lo seria o do deputado José Aristodemo Pinotti (PMDB-SP), ligado ao ex-governador Orestes Quércia. Médico e professor da USP, ele já foi secretário de Educação e Saúde do Estado de São Paulo.

Na avaliação dos governistas, a demora no acordo ocorre pois Lula teria de sacrificar um petista para atender o PMDB. De alguns ministérios, no entanto, Lula não abre mão. Entre eles, está o de Minas e Energia, já cobiçado pelo PMDB.

Uma idéia em estudo seria aproveitar o desgaste do ministro da Segurança Alimentar, José Graziano. Depois de fazer declarações preconceituosas relativas aos nordestinos, o ministro sofreu intensas críticas ao programa Fome Zero, considerado o carro-chefe do governo petista. Lula vem estudando sua possível substituição.

Com informações da Agência Brasil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.