| hmin
Os Estados Unidos enviaram cerca de mil soldados para uma base aérea às margens do mar Negro, na Romênia, para a criação uma ponte aérea que permita o transporte de pessoal e equipamentos para a região do Golfo. A informação foi divulgada pela Força Aérea nesta quinta, dia 13.
Os soldados estacionados na base de Kogalniceanu, perto da cidade portuária de Constanta, disseram que sua missão é intermediar o transporte de soldados, cargas, combustível e veículos da Alemanha para o Catar. Como outros países do Leste Europeu, gratos pela ajuda norte-americana para a sua entrada na Otan, a Romênia ofereceu bases e soldados de apoio para uma eventual guerra no Iraque.
O comandante norte-americano da base, coronel Steve Dreyer, disse que diariamente três ou quatro aeronaves estão chegando e partindo com equipamentos. Grandes aviões de transporte, como o C-130, o C-141 e o C-17 estão sendo usados. Por enquanto, não há planos para o uso de caças na operação.
Dreyer disse que a base de Sarafovo, perto da cidade búlgara de Burgas, também às margens do mar Negro, está sendo usada de maneira semelhante. A Romênia e a Bulgária, candidatas a entrar na Otan, já manifestaram apoio incondicional aos Estados Unidos na crise com o Iraque, o que irritou alguns outros governos europeus. Os dois países, ambos ex-comunistas, esperam entrar para a União Européia em 2007. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.