| hmin
O primeiro-ministro britânico Tony Blair, o mais próximo aliado de Washington na crise iraquiana, vai tentar minimizar a oposição francesa à guerra em um tenso encontro de um dia com o presidente Jacques Chirac nesta terça, dia 4. A reunião, na cidade beira-mar de Le Touquet, acontece após Blair ter conseguido o apoio tácito do presidente George W. Bush em um encontro na semana passada por uma nova resolução da organização das Nações Unidas (ONU) antes de qualquer ação militar.
Mas a França, assim como a vizinha Alemanha, permanece convencida de que a guerra tem que ser evitada a todo custo e não descartou vetar qualquer ação que julgar desnecessária junto ao Conselho de Segurança da ONU.
– Temos a intenção de continuarmos independentes – disse o primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, antes do encontro, que será realizado na véspera de o Secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, revelar o que Washington chama de prova irrefutável de que o Iraque está escondendo armas proibidas.
– Vamos avaliar os argumentos apresentados pelos americanos e vamos decidir nossa posição – disse Raffarin ao jornal da Índia The Hindu na segunda-feira, antes de uma visita que fará ao país asiático.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.