| hmin
A Turquina enviou neste domingo, dia 2, centenas de soldados para fronteira com o Iraque. A mobilização de tropas começa a deslocar soldados, carros blindados, jipes e veículos especiais para uma possível guerra liderada pelos Estados Unidos contra Bagdá.
O governo da Turquia, um os países integrantes da Otan (aliança militar liderada pelos Estados Unidos), acredita que a guerra será custosa e desestabilizadora. Os deslocamentos envolvem unidades ligadas ao Segundo Exército turco, no leste e sudeste. Já a mobilização deste domingo é a primeira a envolver soldados do Primeiro Exército, no oeste, com base em Thrace, perto da fronteira com a Grécia. Os soldados são de unidades de engenharia e artilharia, segundo informou a imprensa local.
O Conselho Nacional de Segurança da Turquia pediu na semana passada que o governo buscasse autorização parlamentar para enviar soldados e permitir a chegada de tropas estrangeiras em solo turco. Apesar da pressão dos EUA, entretanto, o
governo, afirma não ter
planos imediatos de permitir o uso de suas bases por militares norte-americanos.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.