| 26/01/2003 10h51min
A economia mundial foi o principal tema da série de encontros bilaterais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã do domingo, dia 26, em Davos (Suíça). Segundo o ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, os encontros com autoridades da Filândia, Jordânia, Ucrânia e Suíça foram a oportunidade do presidente Lula aumentar seu conhecimento sobre lideres mundiais.
– As reuniões tiveram ênfase, sobretudo, nas relações bilaterais – revelou ele – O presidente também expôs a ênfase que tem dado a temas sociais e no combate a fome.
Na audiência que Lula teve com o rei da Jordânia, Abdullah Al-Hussein, Amorim disse que o presidente expôs o interesse brasileiro em desenvolver relações econômicas com os países árabes. O possível conflito no Iraque também foi abordado na reunião de Lula com o rei da Jordânia. De acordo com o ministro, os árabes estão preocupados com a guerra como todo o mundo e o Brasil, como país importador de petróleo, sofrerá conseqüências negativas caso a economia mundial também seja afetada.
Amorim disse que a visão externa sobre a economia brasileira é muito positiva e ressaltou que o ponto de vista do presidente Lula em conciliar a sustentabilidade econômica com o desenvolvimento social já é hoje uma compreensão dos grandes líderes mundiais.
– Não temos que ter preocupação de ficar agradando o mercado – enfatizou Amorim – Se fizermos as coisas certas, o mercado vai compreender de maneira correta.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.