| hmin
Pela primeira vez desde o final de novembro de 2002, quando especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) desembarcaram no Iraque para dar início à busca de armas proibidas no país de Saddam Hussein, Hans Blix, o chefe dos inspetores, anunciou nesta terça, dia 14, a descoberta de material suspeito em território iraquiano.
Blix disse que sua equipe encontrou uma grande quantidade de armamentos contrabandeados. A ONU ainda não confirmou se o material apreendido estaria relacionado a armas de destruição em massa, como bombas nucleares ou armas químicas.
O especialista da ONU também exortou os Estados Unidos e a Grã-Bretanha a fornecer "evidências práticas" que ajudem sua equipe a encontrar as armas de destruição em massa que o Iraque estaria supostamente ocultando.
O chefe dos inspetores vai submeter o primeiro relatório oficial sobre o trabalho de sua equipe no Iraque ao Conselho de Segurança da ONU no dia 27 de janeiro.
Blix reconheceu que a aceleração do envio de tropas para a região do Golfo o preocupa muito. Ele disse que os líderes ocidentais têm de decidir se querem a opção barata e pacífica de desarmar o Iraque através de inspeções sem uma garantia de 100% de sucesso, ou a cara opção da guerra.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.