| hmin
As tropas norte-americanas deslocadas para o golfo Pérsico só devem estar prontas para entrar em combate por volta do final de fevereiro ou do começo de março, por causa das dificuldades logísticas envolvidas em uma operação tão grande, disse o jornal USA Today nesta segunda, dia 13, citando fontes do Pentágono. Até agora, a estimativa mais corrente era de que tudo estivesse pronto para o confronto até meados de fevereiro. O Pentágono não comentou oficialmente a reportagem.
Segundo o jornal, também está influindo no atraso o fato de a Turquia não ter aceitado receber em seu território cerca de 80 mil soldados, que usariam o país como base de lançamento para a possível invasão do Iraque. O USA Today afirma que o atraso contribuiu com a tolerância do governo Bush quanto à ampliação das inspeções de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) para além de 27 de janeiro, quando os inspetores deveriam apresentar um relatório detalhado ao Conselho de Segurança.
Essa data vinha sendo vista como o momento em que Washington poderia determinar que o regime de Saddam Hussein não está colaborando com os inspetores, e por isso deveria ser desarmado à força. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.