| 06/01/2003 08h27min
O presidente iraquiano, Saddam Hussein, acusou nesta segunda, dia 6, os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) de estarem fazendo espionagem e disse que o Iraque está preparado para um possível ataque norte-americano.
– Em vez de procurar as chamadas armas de destruição em massa para revelar as mentiras dos mentirosos, as equipes de inspeção ficaram interessadas em compilar listas de cientistas iraquianos, em fazer perguntas que não são o que parecem, em reunir informações sobre quartéis e sobre a produção militar legítima – disse Saddam num pronunciamento pela televisão, no Dia do Exército.
Saddam também prestou homenagem aos militantes suicidas palestinos que combatem "a agressão sionista'' (de Israel), ''desapontando aos governos norte-americanos do mal, que se aliaram a essa entidade desfigurada''. O discurso, pontuado por citações religiosas, foi a primeira crítica pública de Saddam aos inspetores desde que eles retomaram sua missão no país, em 27 de novembro, após quatro anos de afastamento. Ele chamou as ameaças norte-americanas de "o guizo das serpentes e o ladrar dos cães'', mas disse que o Iraque está preparado.
Segundo Saddam, o governo do presidente dos EUA, George W. Bush, quer entrar em guerra contra o Iraque para encobrir seu fracasso econômico e no combate ao terrorismo. Washington, disse Saddam, também tem interesse no petróleo iraquiano. As informações são da Reuters.
Pronunciamento pela televisão também prestou homenagem aos militantes suicidas
Foto:
Faleh Kheiber
/
Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.