| 05/01/2003 14h50min
Inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram uma visita surpresa neste domingo, dia 5, ao complexo que sedia a própria Direção de Monitoramento de armas do Iraque. O foco da inspeção era a Companhia Basil, localizada no complexo da Direção, acrescentaram eles. Eles haviam informado anteriormente que os escritórios do estabelecimento eram o alvo da inspeção.
A Direção é o órgão do governo iraquiano que trabalha com os inspetores da ONU em busca de supostas armas de destruição em massa. Representantes vêm acompanhando os especialistas em todas as inspeções desde a retomada do trabalho no Iraque, em 27 de novembro.
Os inspetores da ONU fiscalizaram locais suspeitos naquele país, visitando uma fábrica de grafite no centro, um hospital no norte e uma universidade no sul. De acordo com testemunhas, os inspetores visitaram o complexo, fecharam o portão principal e bloquearam a entrada com um de seus veículos, impedindo a
entrada e a saída de
pessoas.
Não se sabe ainda se a Companhia Basil está de alguma forma associada ao Al Basil Narawan, a leste de Bagdá, que foi visitado por uma equipe química da Comissão de Verificação, Inspeção e Monitoramento da ONU na última sexta.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.