| 26/03/2008 15h11min
Karma Chophel, presidente do parlamento do Tibete, que está exilado, afirmou nesta quarta-feira que os Jogos Olímpicos deveriam ser realizados conforme o previsto, apesar da repressão da China contra manifestantes na região. No entanto, a Olimpíada poderia ser usada para pressionar o governo chinês.
— A postura do governo tibetano no exílio é clara e continua a mesma. A Olimpíada deveria ser realizada na China. Mas precisamos usar os Jogos para obrigar a China a obedecer às leis internacionais — afirmou Chophel, em entrevista coletiva realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O parlamento do Tibete no exílio possui sede em Dharamsala, na Índia. O líder espiritual tibetano, o Dalai Lama, comanda o governo no exílio, que ele e seus seguidores criaram após um levante frustrado para colocar fim ao domínio chinês, em 1959.
Chophel é um fiel aliado do Dalai Lama, que já se manifestou favoravelmente à realização da Olimpíada na China. O governo
tibetano no exílio diz que 140 pessoas
foram mortas nas manifestações que ocorrem nas últimas semanas no Tibete.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.