| 19/01/2008 18h08min
Hillary Clinton perdeu apoio entre os eleitores afro-americanos, que agora preferem o senador por Illinois Barack Obama para ser o candidato democrata nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, segundo uma nova enquete divulgada hoje pela rede de televisão CNN.
Na pesquisa, 59% dos afro-americanos democratas apóiam Obama para a candidatura presidencial de seu partido, enquanto 31% dos entrevistados dizem que votarão na senadora por Nova York Hillary Clinton. A vantagem de 28 pontos percentuais que Obama tem sobre Hillary na comunidade negra representa um duro golpe para a campanha da senadora, que, em outubro, superava seu rival por 24 pontos.
"A enquete revela que os afro-americanos mudaram claramente sua opinião sobre Obama", afirmou o analista político Bill Schneider da CNN. A comunidade negra se mostrou inicialmente crítica com a candidatura de Obama, "porque achava que um afro-americano não poderia ser eleito presidente dos Estados Unidos",
explicou Schneider.
Para
o analista, a vitória de Obama no caucus de Iowa e sua boa votação nas primárias de New Hampshire, que terminou sendo vencida por Hillary, fizeram os afro-americanos enxergarem que o senador negro tem possibilidades de se transformar no candidato presidencial de seu partido.
Segundo a enquete, a recente "disputa racial" entre Clinton e Obama prejudicou ambos os candidatos. A ex-primeira-dama suscitou a controvérsia, principalmente entre a comunidade negra, depois de sugerir que a eqüidade racial nos EUA foi alcançada graças ao presidente Lyndon Johnson, que assinou a lei de direitos civis em 1964.
Para muitos ativistas negros suas palavras pareceram minimizar a influência e contribuição de Martin Luther King ao movimento dos direitos civis durante a década de 60. A campanha de Obama aproveitou a ocasião para acrescentar um elemento racial à disputa, e distorcer "deliberadamente" as declarações de Hillary, segundo acusou a senadora.
As enquetes da CNN
indicam que tanto Obama quanto
Hillary perderam apoio entre os eleitores democratas na última semana. A senadora por Nova York conta com o voto de 42% dos democratas, o que representa uma diminuição de sete pontos em relação à pesquisa anterior.
Obama por sua parte, viu sua popularidade diminuir em três pontos percentuais, para 33%. O grande beneficiado parece ser o ex-senador John Edwards, que melhorou sua posição em cinco pontos percentuais e ocupa agora o terceiro posto nas enquetes nacionais com 17% das intenções de voto.
Em seguida aparecem o congressista Dennis Kucinich, com 3%, e o ex-senador Mike Gravel, com 0,5%. No lado republicano, a enquete indicou que o senador pelo Arizona John McCain se mantém como favorito, com 29%, embora sua popularidade tenha caído cinco pontos.
O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee ocupa o segundo posto, com 20%, seguido pelo ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que tem 19%, um aumento de cinco pontos.
O ex-prefeito
de Nova York Rudy Guliani ocupa a quarta
posição, com 14%, à frente do ex-senador e ator Fred Thompson (9%) e dos congressistas Ron Paul (6%) e Duncan Hunter (1%)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.