| 21/07/2007 16h53min
O Equador também tem o seu "Maracanazo". A seleção equatoriana de futebol masculino venceu o Brasil por 4 a 2 em pleno Estádio Maracanã, eliminando a seleção nacional da disputa por medalhas nos Jogos Pan-Americanos.
A expressão "Maracanazo" foi cunhada pelo Uruguai. Também no estádio carioca, a seleção charrua bateu o Brasil na decisão da Copa do Mundo de 1950.
O Brasil dá adeus à competição com seis pontos (duas vitórias e uma derrota), enquanto os equatorianos, representados pela equipe sub-20, chegaram a sete (duas vitórias e um empate). Além da glória de eliminar o Brasil no palco do futebol nacional, o Equador assumiu a liderança do Grupo A. A seleção ficou em segundo, e não conseguiu a vaga pelo índice técnico, que ficou com o México, vice-campeão da Chave B com sete pontos.
A Argentina, medalha de ouro em Santo Domingo-2003 após desbancar justamente o Brasil na decisão, também caiu na primeira fase. O time ficou em terceiro no Grupo C.
A seleção brasileira saiu na frente aos 36 minutos do primeiro tempo. O lateral-direito Rafael faz boa jogada pela direita e cruzou para o atacante Júnior, que escorou para o fundo das redes na saída do goleiro. O Equador empatou oito minutos depois. Zura se livrou do zagueiro Forster e tocou para a área, onde Montero completou para o gol vazio.
Os equatorianos passaram à frente no primeiro minuto da etapa final, quando Zura tomou a bola e chutou na saída de Marcelo. Mesmo com a desvantagem, o Brasil continuou apático, e os adversários ampliaram para 3 a 1. Montero marcou o seu após driblar o goleiro Marcelo.
A seleção brasileira voltou a mostrar alguma coisa apenas aos 25 minutos, quando Alex recebeu dentro da área para fazer descontar. Porém, este não era o dia do Brasil. O Equador continuou criando inúmeras chances de perigo e chegou ao quarto com Pablo Ochoa. Ele escorou depois de um contra-ataque para fechar o marcador.
GAZETA PRESS E AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.