| 03/06/2007 16h13min
O fogo da tocha para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho, será aceso nesta segunda, nas pirâmides do sítio arqueológico mexicano de Teotihuacán, a maior cidade americana da época pré-colombina. Personalidades da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) e do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos do Rio (CO-RIO) participarão da cerimônia. A tocha chegará na terça ao país, num vôo da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao chegar ao Brasil, percorrerá 51 cidades, incluindo as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal, e será transportada por aproximadamente 3 mil atletas e personalidades do esporte.
O percurso começará com Wilson Gomes Carneiro, primeiro brasileiro medalhista em Jogos Pan-Americanos – foi prata nos 400 metros com barreiras na edição de 1951, em Buenos Aires.
A chama acenderá a pira do Pan na cerimônia de abertura, dia 13 de julho, no Maracanã. A competição reunirá 5.540 atletas em 35 esportes.
A tocha já tem data para passar pelo Sul. No dia 29 de junho, Porto Alegre receberá a chama. Em julho, será a vez de Florianópolis (dia 1º) e Blumenau e Balneário Camboriú – as duas no dia 2.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.