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 | 29/05/2007 13h38min

Chefe de controle de vôo nega existência de zona cega

Tenente afirmou que sistema brasileiro é seguro, mas também falha

O chefe da Seção de Instrução do Centro de Controle de Área (ACC) de Brasília, tenente Antonio Robson Cordeiro de Carvalho, afirmou hoje que não há zona cega na área de abrangência do Cindacta 1, órgão responsável pelo controle de vôos nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. O termo, segundo ele, não é técnico e, sempre que há uma falha de visualização de aviões ou de freqüência na comunicação, as áreas de manutenção são acionadas.

– Nosso sistema é confiável, seguro, mas não é infalível – afirmou Carvalho em depoimento nesta terça à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea na Câmara.

Sobre as falhas ocorridas no dia do choque do Boeing da Gol com o jato Legacy, em 29 de setembro do ano passado, o tenente negou que houvesse radar inoperante. Se assim fosse, disse, não haveria visualização do local. O desaparecimento do avião pode ter ocorrido pelo fato de o transponder do Legacy, pilotado por norte-americanos, estar desligado.

– Até o momento do acidente, não houve nenhum reporte dos controladores de que haveria falha nos radares – disse em resposta ao deputado Ivan Valente (Psol-SP).

O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) sugeriu que a CPI faça uma diligência para apurar o nível de conhecimento de inglês dos controladores de vôo. O tenente Cordeiro de Carvalho admitiu que o domínio do inglês é um fator importante no controle do tráfego aéreo. Ele, porém, disse não ter conhecimento de relatos de perigos em razão de dificuldade com a língua. Os controladores mais antigos, segundo o tenente, faziam curso por conta própria, mas atualmente o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) promove o estudo de línguas para todos os controladores e funcionários com função correlata.

Para o deputado Carlos Willian (PTC-MG), a CPI precisa convocar o procurador da República Thiago Lemos de Andrade, que responsabilizou os pilotos do Legacy e os controladores que trabalhavam no dia pelo acidente. Essa convocação, disse, adiantaria os trabalhos da comissão relativos à responsabilização.

AGÊNCIA CÂMARA
 
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