| hmin
O presidente Fernando Henrique reiterou nesta segunda, 30 de setembro, em Belo Horizonte, que o Brasil tem condições tranqüilas de enfrentar as recentes turbulências no mercado financeiro impulsionadas pela alta do dólar. Em entrevista coletiva, FH afirmou que o país administrará com seriedade suas dívidas internacionais.
– Sempre tem analista que diz uma coisa, outro que diz outra coisa. Uns têm interesse, outros não. O problema não é dos de lá de fora, é nosso. Nós sabemos o que fazer, temos tranqüilidade – garantiu FH.
O presidente admitiu que as turbulências econômicas preocupam todos os setores produtivos do país, mas ressaltou que a solução para as incertezas financeiras passa pelas mãos dos próprios brasileiros.
Em Washington, o ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse que o vencedor das eleições presidenciais precisa ter em mente a importância de gerar confiança nos agentes econômicos. E que isso "precisa ser feito agora".
Malan disse que, apesar dos temores dos mercados frente às eleições presidenciais, a dívida pública externa do Brasil é "claramente administrável" com os níveis de reservas atuais. O ministro falou em seminário da Câmara de Comércio Estados Unidos-Brasil e sustentou que há espaço para valorização do real. A calma voltará aos mercados financeiros após as eleições.
FH: país administrará com seriedade as dívidas internacionais
Foto:
Valter Campanato
/
Agência Brasil
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.