Notícias

 | 21/02/2007 19h39min

Liverpool bate o Barcelona em pleno Camp Nou

Time inglês larga em vantagem na disputa por uma vaga nas quartas-de-final da competição

O Liverpool surpreendeu o Barcelona em pleno Estádio Camp Nou e derrotou o time catalão por 2 a 1, de virada, na primeira partida pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. Deco marcou o primeiro do jogo aos 13 minutos do primeiro tempo. O holandês Dirk Kuyt empatou no final da etapa inicial e Riise fez o gol da vitória dos ingleses aos 29 da etapa final.

O Liverpool larga em vantagem na disputa por uma vaga nas quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. Como o regulamento da competição estabelece o gol qualificado quando marcado fora de casa, o time inglês pode até mesmo perder por 1 a 0 na segunda partida, que será realizada na Inglaterra, para assegurar a classificação.

O Barcelona entrou em campo ainda sem o camaronês Eto'o, que esteve envolvido durante a semana passada em uma polêmica com o Ronaldinho Gaúcho e o técnico holandês Frank Rijkaard. O centroavante rebateu críticas que teria recebido dos dois e o clima no Camp Nou não estava dos melhores nos últimos dias. Segundo a versão oficial do clube catalão, o africano não jogou por estar mal fisicamente.

O Liverpool começou surpreendendo e chegou com muito perigo ao gol de Valdés aos 11 minutos. Craig Bellamy recebeu na esquerda com toda a liberdade e desperdiçou chutando cruzado, pela linha de fundo. O time inglês comandava as ações, até que, aos 13 minutos, o melhor lateral-direito da última Copa do Mundo, Zambrotta, jogando pela esquerda, deixou completamente batido seu marcador e cruzou na cabeça do luso-brasileiro Deco, que fechava em velocidade no segundo pau. O meia testou com violência no canto e tirou o primeiro zero do placar.

Quatro minutos mais tarde, Deco perdeu mais uma grande chance. O jogador recebeu de Messi e não conseguiu desviar de Reina, que salvou no primeiro momento. Na sobra, mesmo deitado, o meia chutou pela linha de fundo.

Depois da primeira metade do confronto, o Barcelona passou a abusar do toque de bola no meio-campo e acabou chamando o Liverpool para dentro de seu campo. O time inglês conseguiu duas boas chances na parte final do primeiro período e, em uma delas, conseguiu estabelecer a igualdade no marcador.

Craig Bellamy recebeu um levantamento da direita e cabeceou em cima do goleiro Valdez. O espanhol defendeu e, quando viu que iria rolar com bola e tudo para dentro de seu próprio gol, acabou largando ela dentro de sua pequena área para que a primeira pessoa que chegasse definisse seu futuro. Para seu azar, o holandês Dirk Kuyt estava esperto e apareceu para completar o lance e empatar o jogo em 1 a 1.

O Barcelona voltou do intervalo com a mesma lentidão na saída para o campo de ataque. O Liverpool, mais fraco tecnicamente, continuava marcando forte e dificultando as coisas para o time de Frank Rijkaard.

A primeira grande chance do segundo período só foi aparecer aos 22 minutos, e foi do Liverpool. Gerrad recebeu na área e chutou forte. Valdez espalmou para o lado, onde estava Riise. O cruzamento saiu com perfeição e encontrou o holandês Dirk Kuyt sozinho dentro da pequena área do time catalão. O cabeceio saiu torto, e a torcida presente no Camp Nou pôde respirar aliviada.

O gol da vitória do Liverpool saiu aos 29 minutos do segundo tempo. Gerrard cruzou com perfeição até Kuyt. O holandês teve dificuldades para dominar e acabou dividindo com Valdez. A bola subiu, desceu, e Rafa Marques tentou cortar de cabeça, mas acabou dando de presente para Craig Bellamy. O atacante rolou para o chute forte de Riise, que deu uma importantíssima vantagem para a equipe inglesa, que luta em reconquistar o título que foi seu em 2005 e que o próprio Barcelona o tirou no ano passado.

VINICIUS REBELLO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.