| 18/12/2006 13h57min
Segundo uma pesquisa publicada hoje, 80% dos uruguaios são a favor da instalação de duas fábricas de celulose em seu país. A enquete da Interconsult teve a participação de 800 pessoas e foi publicada pelo jornal Ultimas Notícias, e mostra favoritismo em relação às fábricas da finlandesa Botnia e da espanhola Ence.
Dos entrevistados, 50% consideram que as empresas serão poluentes, mas que o grau será "manejável". Um terço acredita que as indústrias não serão "nada poluentes", e outros 13% temem que estas sejam "muito poluentes".
Além disso, há 11% que consideram que as fábricas devem ser instaladas até no caso de que sejam altamente poluentes, enquanto 8% não estão de acordo com as mesmas "em nenhuma circunstância".
A enquete também revelou que o aspecto mais avaliado pelos uruguaios é o fato de que as fábricas gerarão postos de trabalho em um país com 10,5% de desemprego. Entre os entrevistados, 57% consideram que será "importante" a contribuição que as empresas darão, e outros 11% acham que será "muito importante".
A Argentina e o Uruguai mantêm há dois anos um conflito por causa da instalação de uma fábrica da empresa finlandesa Botnia às margens do rio Uruguai, limite natural entre os dois países, e que Buenos Aires rejeita por considerá-la poluente.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.