| 06/11/2006 16h05min
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, apoiaram hoje o papel de mediador do rei Juan Carlos da Espanha no conflito que existe entre os dois países devido à polêmica construção das fábricas de celulose em território uruguaio.
Na entrevista coletiva ao término da XVI Cúpula Ibero-Americana, o presidente uruguaio disse que apoiou a idéia "desde o momento em que se disse que o presidente da Argentina propunha que o rei da Espanha deveria atuar como mediador" na crise.
– O Uruguai está buscando, como sempre, uma solução para este conflito, além de querer o respeito dos direitos que o Uruguai considera ter – disse Vázquez,
Já o chanceler argentino disse acreditar, após o encerramento da cúpula de Montevidéu, que o papel de Juan Carlos será positivo tanto para a Argentina quanto para o Uruguai:
– Confiamos em que o rei contribuirá para que consigamos uma solução satisfatória para todos.
O papel de mediador do rei da Espanha foi anunciado no sábado, após Juan Carlos ter se reunido com o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, que ficou menos de 24 horas em Montevidéu.
O conflito prejudica há dois anos as relações entre os dois países. Ele começou quando surgiu a intenção de se construir duas fábricas de celulose - uma espanhola e outra finlandesa - nas margens do rio Uruguai.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.