| hmin
Com tantas belezas naturais, o turismo se tornou uma das principais atividades econômicas de Santa Catarina praticamente sem qualquer esforço. Mas, com a crise mundial no setor, os vários segmentos que sobrevivem da movimentação turística passaram a exigir medidas mais agressivas do poder público.
As propostas dos seis candidatos ao governo do Estado pretendem atender a esta exigência e priorizam obras de saneamento e infra-estrutura.
O candidato à reeleição pela coligação SC Melhor, Esperidião Amin, garante que os recursos conquistados pelo Estado junto ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) serão fundamentais para a implementação de várias ações.
– Deixamos o Estado em condições de receber a cota do Prodetur – lembrou.
A verba é de US$ 120 milhões, e o governo estadual tem uma contrapartida entre 45% e 50% deste montante.
– Com estes recursos vamos melhor a infra-estrutura e o saneamento – afirmou Amin.
O peemedebista Luiz Henrique da Silveira, candidato da aliança Por Toda Santa Catarina, também defende que cabe ao Estado contribuir para o setor, fornecendo melhor infra-estrutura nas áreas de interesse turístico. Ele promete criar uma agência de desenvolvimento para organizar as ações.
– Também vamos qualificar a mão-de-obra do setor para atender melhor os turistas – disse.
Apoiado pela Frente Popular, José Fritsch aposta em convênios com as prefeituras para viabilizar os melhoramentos na infra-estrutura turística do Estado.
– Nossas ações serão voltadas para a integração das diversas regiões do Estado – afirmou.
O programa de Fritsch ainda prioriza a capacitação dos recursos humanos do setor.
Sérgio Grando, do PPS, pretende investir fortemente na implantação de vários centros de convenções espalhados pelo Estado para incrementar o turismo de eventos. Ele lembra que o Centrosul, projeto dele na Capital, é um sucesso.
Gilmar Salgado, do PSTU, diz que vai sobretaxar os grandes hotéis para destinar verba a um turismo popular. Antônio Bello Júnior, do PSB, quer criar agência de fomento específica para o turismo.
SIMONE KAFRUNI / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.