| hmin
Unificar as polícias Civil e Militar, embora a medida dependa de emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional, é objetivo comum à maioria dos candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina. A operacionalização conjunta das duas forças policiais, mesmo que com comandos distintos, é consenso como forma de garantir mais segurança aos catarinenses.
A municipalização do trânsito visando a deixar aos cuidados da Polícia Militar (PM) exclusivamente o combate e a prevenção ao crime é outra proposta que encontra respaldo nos programas de governo dos principais postulantes ao Palácio Santa Catarina.
O atual governador e candidato da coligação Santa Catarina Melhor, Esperidião Amin (PPB), pretende dar prosseguimento ao programa implantado desde 1999, que segundo ele, promoveu o maior volume de investimentos na segurança pública do Estado:
– Foram mais de R$ 70 milhões em investimentos – diz.
Subordinar as duas polícias a uma única secretaria, a ser criada, é a proposta do candidato da aliança Por Toda Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). A idéia é implantar a Secretaria de Defesa do Cidadão e integrar a operacionalização das polícias Militar e Civil, enquanto a real unificação tramita no Congresso Nacional. Luiz Henrique também quer ampliar a atuação de forças como os Bombeiros Voluntários para todos os municípios.
O candidato da Frente Popular, José Fritsch (PT), também defende a unificação das duas polícias, mas prevê a contratação imediata de 2 mil policiais para acabar com o déficit no efetivo na área de segurança. O programa petista prevê a criação de uma guarda municipal para cuidar do trânsito e liberar a PM para o combate e prevenção ao crime:
– Nosso desafio será implementar uma linha de atuação preventiva, explica Fritsch.
O candidato Sérgio Grando (PPS) propõe a criação de uma polícia comunitária que atue sem armamentos junto à população:
– Defendemos o treinamento pedagógico e humanizados dos policiais – afirma.
A atuação conjunta das duas polícias também faz parte do projeto da coligação que apóia Grando.
O candidato do PSB, Antônio Bello Júnior, promete aumentos de 50% nos salários dos policiais. Gilmar Salgado, do PSTU, vai instituir eleições diretas para delegados.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002
SIMONE KAFRUNI / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.