| 31/10/2006 19h42min
O ministro da Defesa, Waldir Pires, relacionou as principais medidas que serão adotadas de imediato nos aeroportos e que foram discutidas nesta terça-feira no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião foi realizada para contornar os problemas nos principais aeroportos do país, que há cinco dias enfrentam atrasos e cancelamentos sistemáticos de vôos. Pires disse acreditar que o problema será encerrado muito em breve, mas não arriscou uma data.
– Estamos buscando remanejamento de rotas, desejando que haja uma equonicidade de todos os recursos aéreos para compatibilizar com a situação do controle do momento, com o afastamento de alguns controladores, de modo que estamos tomando todas as providências – disse.
Pires negou que tenha sido discutido reajuste salarial ou concessão de gratificação aos controladores de vôo. Ele disse que perguntou se o reajuste estava na pauta de reivindicação dos controladores, mas a resposta teria sido negativa.
Depois do encontro com Lula e outras autoridades do setor aeronáutico, ele seguiu para o Ministério da Defesa para nova reunião com representantes de controladores para avaliar as medidas decididas no Palácio do Planalto. Ele fez um apelo aos controladores de vôo para que retomem as atividades encerrando a operação-padrão.
Para Waldir Pires, o fator que desencadeou essa crise foi o acidente com o Boeing da Gol, que resultou na morte de 154 pessoas. Segundo o ministro, “todos ficaram bastante abalados com a tragédia”. Por isso ele pediu ânimo aos controladores.
– Eu pedi a eles ânimo. Pedi a eles que vencessem suas petições intimas. Evidente que era natural por se tratar de uma tristeza assistir a uma tragédia. Mas a vida é assim, nos reerguemos nas horas difíceis – disse Pires.
RÁDIO GAÚCHA E AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.