| hmin
A coligação O Rio Grande em 1º Lugar (PPS-PFL-PT do B-PSL) entrou nesta sexta-feira, 16 de agosto, na Justiça Eleitoral com um pedido de autorização para incluir mais dois partidos na aliança: o PTB e o PDT. Em caso de decisão favorável, o candidato a governador Antônio Britto (PPS) ficará mais perto de ter seus programas de rádio e TV acrescidos de 1 minuto e 58 segundos do pedetista.
Na prática, PTB e PDT já estão em campanha em favor do candidato do PPS. O acréscimo do tempo de Fortunati aos três minutos e 21 segundos de Britto não foi pleiteado no pedido protocolado nesta sexta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A coligação assinalou, porém, que a medida permitiria a participação do presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, e do deputado estadual Sérgio Zambiasi (PTB), na propaganda eleitoral gratuita.
– Isso é uma questão que nossos advogados vão decidir depois – desconversou o coordenador da campanha de Britto, deputado Nelson Proença.
A ação foi entregue ao corregedor-substituto do TRE, desembargador Danúbio Edon Franco, por Proença e pelo presidente estadual do PDT, Pedro Ruas. A decisão depende de julgamento do órgão especial do TRE, possivelmente na sessão de segunda-feira.
Os advogados dos três partidos esperam conseguir a autorização a partir de uma omissão na legislação eleitoral. Eles alegam que o PDT e o PTB optaram internamente por apoiar Britto e por isso podem passar a integrar a aliança O Rio Grande em 1º Lugar. Ao entregar o documento ao desembargador, Proença explicou que a intenção é fazer uma "integração à coligação".
Logo depois da audiência no TRE, Ruas e Proença anunciaram que, em Encantado, foi selado o apoio do PDT a Britto. Em campanha no município, o candidato a governador do PPS assinou o documento com 12 propostas dos pedetistas a serem incluídas em seu plano de governo. O teor do documento, intitulado Plataforma de Desenvolvimento Social e Econômico para o Rio Grande, será divulgado na manhã desta sábado em entrevista coletiva na sede estadual do PDT.
Ruas chamou de histórica a confirmação do apoio do PDT a Britto e se negou a falar sobre a possibilidade de dissidências entre os filiados do partido. Esta semana, alguns prefeitos do PDT se posicionaram em favor do candidato do PT a governador, Tarso Genro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.