| hmin
A Varig poderá anunciar ainda nesta quinta-feira, 15 de agosto, o nome do novo presidente da empresa. O executivo Arnin Lore figura como provável substituto de Ozires Silva, cujo cargo foi colocado à disposição da companhia, controlada pela Fundação Ruben Berta (FRB). Apesar de não haver confirmação oficial, diretores da Varig, Rio Sul e Nordeste, todas controladas pela fundação, confirmam a saída de Ozires Silva.
O nome de Arnim Lore, atualmente diretor financeiro da Rio Sul, ganhou força depois de o economista Roberto Giannetti da Fonseca não ter boa receptividade entre os credores. Gianneti chegou a ser o favorito para o cargo.
A idéia é a de que o novo presidente da Varig conte com a simpatia dos credores – os principais são o Banco do Brasil, GE Capital, Unibanco e Petrobras –, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da FRB.
Os membros do conselho de administração estiveram reunidos nesta quarta, 14 de agosto, em São Paulo para escolher o nome do novo dirigente. Nos intervalos do encontro, houve conversas com os credores da companhia, os quais participam do processo de escolha do futuro executivo.
Toda a diretoria da Varig será substituída. Manoel Horácio da Silva, ex-presidente da Telemar, também cotado para a vaga, queria levar para a empresa o executivo Eduardo Falco, ex-diretor da TAM e atual presidente da operadora de telefonia celular Oi. Falco é considerado pela Varig como um dos maiores opositores da tentativa que a companhia e a TAM fizeram em 2000 de juntar suas operações. A contratação de Manoel Horácio teria sido então descartada pelo conselho. Arnim Lore, que já foi vice- presidente da própria Varig, diretor do Banco Central, do Unibanco e da Petrobras, é considerado como o homem ideal para levantar a Varig porque conhece bem a empresa.
Ozires Silva afirmou nesta quarta que esperava para qualquer momento a sua demissão, o que, segundo ele, "daria maior liberdade aos credores da empresa para fazerem a reestruturação que estão pretendendo". Sem querer confirmar a saída, Ozires afirmou que "estava na hora de deixar espaço para os mais novos"
Nesta tarde, a Associação de Pilotos da Varig (Apvar) apresentou proposta ao BNDES para a reestruturação financeira da companhia aérea. O projeto prevê aumento de capital em cerca de R$ 4 bilhões de reais, sendo parte da subscrição feita por credores e investidores e um terço pelo governo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.