| 28/08/2006 21h15min
A edição 2006 do Campeonato Europeu de Atletismo pode ficar marcada como uma das mais traumatizantes dos últimos anos. Nesta segunda, o porta-voz da organização, Emily Lewis, informou que 23 atletas apresentaram resultado positivo em seus exames antidoping. Segundo ele, as amostras indicaram a presença de níveis acima do normal de hemoglobina, o que pode indicar irregularidade. Contudo, os casos precisam ser analisados mais detidamente.
– Foram realizados 151 exames dentro do programa de detecção sanguínea da IAAF e em 23 deles havia níveis de hemoglobina que requerem análises complementares. Isto não significa necessariamente sinal de doping ou de algo ilegal, simplesmente quer dizer que há algo nos resultados que requer uma investigação mais profunda – explicou Lewis.
A presença elevada de hemoglobina pode indicar que os atletas recorreram a métodos proibidos para aumentar a capacidade de oxigenação de seus organismos. Uma das possibilidades para que isso ocorra é o consumo de Eritropoietina, mais conhecida como EPO, antes difícil de se detectar nos exames antidoping.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.