| 24/08/2006 16h22min
Suzana Cristina da Silva, de 21 anos, é a atual recordista brasileira de lançamento de dardo para adaptados. Na manhã desta quinta, a competidora de Joinville confirmou a condição de favorita e, com a marca de 11,44m, conquistou o ouro nos 2ºs Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, na pista do Clube Comercial, em Joaçaba.
Estudante do quarto semestre de relações públicas em Itajaí, ela tem uma longa história com a modalidade, que começou como atleta convencional em 2001, durante os Jogos Escolares de Santa Catarina. Em 2002 a atleta estabeleceu o recorde estadual para a categoria juvenil, ficou em terceiro no sul-brasileiro e estava em plena evolução.
Porém, há dois anos, o rompimento de um equipamento de musculação, enquanto realizava um exercício de agachamento, projetou uma carga de 192 quilos sobre seu corpo, causou a quebra de sua coluna e o esmagamento da medula, e ocasionou uma paraplegia completa e definitiva.
O retorno ao esporte ocorreu em março deste ano, quando procurou a técnica Rosiler Ravache e passou a treinar como deficiente física.
– Na verdade, eu não queria mais voltar, depois passei a acompanhar alguma coisa pela TV. Eu tinha muita insegurança em retornar ao meio esportivo, mas hoje quando estou no setor de dardo me sinto muito bem.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.