| 23/08/2006 12h54min
Os municípios de Joaçaba, Luzerna e Herval d'Oeste sediam, entre quarta e domingo, a segunda edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).
O evento, organizado em parceria entre a Fundação Catarinense de Desportos (Fesporte), secretarias regionais e as prefeituras locais, reúne cerca de 1,3 mil atletas de 53 municípios e é destinado a competidores cegos, surdos, deficientes mentais e físicos.
O dia de abertura tem programados jogos de basquete (deficiente físico e mental), atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez (deficiente mental, físico, auditivo e visual), bocha (deficientes físicos e auditivos) e futsal (deficientes mentais).
A competição conta ainda com as modalidades de ciclismo para cegos e vôlei para surdos, que estréia na competição. Outra novidade dos Parajasc é o sistema score point, utilizado pelo Comitê Para-Olímpico Brasileiro na natação e no atletismo para classificar atletas com categorias aproximadas (grau de comprometimento funcional).
Na edição de 2005, o município de Chapecó levou o título geral, com São José em segundo e Caçador em terceiro. Para este ano, entre os destaques individuais está confirmada a presença da atual recordista brasileira e pan-americana de lançamento de dardo, a joinvilense Suzana da Silva, de 21 anos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.