| 24/07/2002 11h44min
O governo argentino emitiu nesta quarta-feira um decreto que suspende por 120 dias úteis as sentenças judiciais que permitem aos correntistas sacar em dinheiro seus depósitos bancários, apesar do congelamento. O decreto estabelece a ``suspensão... do cumprimento e execução de todas as medidas cautelares e sentenças definitivas dos processos judiciais que se referem'' à norma que estabeleceu o congelamento.
Desta forma o governo está tentando combater o grande problema que enfrenta o sistema financeiro, que perdeu com estas medidas cerca de 4,3 bilhões de pesos desde fevereiro. Em meses anteriores, tanto o governo com decretos como o Congresso com leis sancionadas tentaram conter as medidas, mas os juízes decidiram que o congelamento era inconstitucional.
Essa atitude dos juízes fez com que os correntistas que pediram à Justiça a devolução imediata de seu dinheiro conseguissem sacá-lo. Os bancos estão à beira da falência, após perder em 2001 quase 25 por cento de seus recursos, o que levou o presidente Eduardo Duhalde a congelar os depósitos no início do ano. As informações são da agência Reuters.
Saiba mais sobre a crise argentina.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.