| hmin
O presidente do Uruguai, Jorge Batlle, nomeou nesta terça-feira, 23 de julho, o senador Alejandro Atchugarry (Partido Colorado, governista), para o cargo de ministro da Fazenda. Ele substitui Alejando Bensión, que renunciou nesta segunda após perder o apoio do Partido Nacional, que integra a coalizão governista.
Batlle lamentou a saída de Bensión, mas ressaltou que seu governo é de coalizão e “mesmo discordando de certas coisas temos que aceitá-las". O líder do Partido Nacional e ex-presidente, Luis Lacalle, argumentou que a demissão era necessária "para que fosse aberta uma nova e diferente etapa na vida econômica do país". Batlle observou que o sucessor de Bensión "deve ter consciência de que assumirá uma difícil responsabilidade, em um momento central da vida do país". Ele reafirmou que seu governo tem "apenas um objetivo: preservar e conservar o sistema financeiro, defender o Banco da República do Uruguai e assegurar que o país atravesse a crise por que passa.
O Uruguai está em recessão há quatro anos e, para 2002, a previsão é de que o Produto Interno Bruto (PIB) caia 7%. As reservas do Banco Central do Uruguai encolheram, chegando a US$ 1,051 bilhão de dólares, ante os US$ 3,1 bilhões registrados em 31 de dezembro de 2001. Desde 20 de junho passado, quando foi adotado o câmbio livre, o peso já perdeu 35,1% em relação ao dólar.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.