| hmin
A secretaria de informática do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apresenta esta semana ao público a urna eletrônica com impressão de voto nas três cidades catarinenses que terão esse tipo de votação. A apresentação começa por Balneário Camboriú nesta terça-feira, dia 23. No dia seguinte é a vez de Laguna e, na quinta-feira, Brusque.
O voto impresso será emitido em caráter experimental em todos os estados brasileiros para atestar a segurança da urna eletrônica. O processo permitirá a recontagem dos votos, se for necessário. Em Santa Catarina, os 143 mil eleitores dessas três cidades usarão o voto impresso. Em Balneário Camboriú serão usadas 179 urnas no dia 6 de outubro; Laguna terá 62 e Brusque, 193.
O eleitor, depois de escolher os seis candidatos, verá em uma tela protegida por um vidro o seu voto impresso. Se, ao conferir as opções ele não concordar com os dados registrados, poderá cancelar o voto e repetir a votação pelo sistema eletrônico. Caso a discordância persista, ele votará através de cédulas. Os eleitores não terão nenhum contato manual com o voto impresso.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.