| 26/06/2002 22h36min
Deve ser escolhido nesta quinta-feira, 27 de junho, o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo deputado federal Germano Rigotto (PMDB). Os mais cotados são, pela ordem, o vereador Antônio Hohlfeldt, o deputado estadual Jorge Gobbi, ambos do PSDB, e o secretário-geral estadual do partido, Roque Jacoby.
Como não conseguiu convencer o ex-governador João Gilberto Lucas Coelho a aceitar a indicação, o PSDB apresentou ao PMDB uma lista com oito nomes para serem avaliados por Rigotto e pelo comando do partido. Dessa lista, três são desconhecidos para o PMDB – Osni Grazziotin, de Passo Fundo, Cleonir Bassani, vice-prefeito de Novo Hamburgo, e Roselani Silva, de Pelotas.
Os outros dois nomes são de Erico Pegoraro, ex-deputado federal e atual superintendente da Ocergs, e Ruy Pauletti, ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O vice do PSDB será homologado na convenção de sábado, mas já na sexta-feira será apresentado oficialmente na convenção do PMDB. Hohlfeldt tem o apoio de uma ala do PMDB, que identifica nele duas grandes virtudes: o trânsito entre os intelectuais, o passado de primeiro vereador eleito pelo PT e a combatividade nas críticas ao antigo partido. Outra ala prefere Gobbi por considerá-lo mais agregador do que Hohlfeldt, homem que parte do PMDB define como de "personalidade difícil".
Nesta quinta também será definido se a aliança PMDB-PSDB se restringirá à chapa majoritária, com Rigotto para o governo do Estado e Odacir Klein (PMDB) e Vicente Bogo (PSDB) para o Senado, ou se será estendida à proporcional. A tendência é os dois partidos concorrerem separados na eleição para a Câmara dos Deputados e a Assembléia Legislativa.
À tarde, Rigotto e o presidente estadual do PMDB, Cezar Schirmer, deverão confirmar o apoio formal do PHS ao partido. Os dois divulgarão a união às 14h, em encontro com o presidente regional do PHS, José Alcebíades, e o deputado federal Roberto Argenta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.