Notícias

 | 19/06/2006 09h57min

Previsão do mercado para a inflação continua em queda

Projeção para o IPCA para 2006 é de 4,17% e não mais de 4,22%

Os analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir as expectativas para a inflação deste ano. Levantamento realizado pelo Banco Central na sexta, dia 16, mostra que eles já acreditam em um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2006 de 4,17% e, não mais, de 4,22%, como registrado no boletim Focus da semana passada.

O resultado da pesquisa de opinião foi divulgado hoje pelo Banco Central. Índice que baliza as correções oficiais, o IPCA do mês deve baixar da previsão anterior de 0,20% e ficar em torno de 0,15%. Foi reduzida também, de 4,26% para 4,23%, a projeção de inflação para os próximos 12 meses, embora seja de alta a estimativa de inflação para o mês que vem, devendo ficar em torno de 0,35%.

O boletim Focus manteve também a projeção de 4,5% – em linha com a meta oficial de inflação – para o reajuste acumulado dos preços administrados por contrato, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, água, educação, medicamentos, transporte urbano e outros). O mesmo índice deve se repetir em 2007.

O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) revela que o comportamento de preços na capital paulista continua em baixa. Por isso, manteve a previsão de 3,04% para a inflação anual.

Ao contrário do varejo, porém, os preços estão em alta no mercado atacadista há duas semanas. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 3,25% para 3,28%, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) passou de 3,15% para 3,24% nas previsões dos economistas da iniciativa privada.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.