| 26/06/2002 16h30min
O dólar comercial fechou a sessão desta quarta-feira, 26 de junho, com cotação recorde do Plano Real. A moeda norte-americana encerrou o dia comercializada a R$ 2,885 para venda, uma alta de 2,19% em relação ao fechamento do dia anterior. No mês, a valorização do dólar chega a 14,71%. No ano, o percentual acumulado é de 24,56%.
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda de 0,14%. O Ibovespa registrou 10.690 pontos e volume financeiro de R$ 454,3 milhões. A bolsa chegou a cair 2,30% no início da tarde, atingindo 10.430 pontos, mas se recuperou nas últimas horas de negociação.
A tensão no mercado financeiro nesta quarta-feira foi acentuada pelo escândalo na empresa americana WorldCom – controladora da Embratel –, que derruba os mercados internacionais. A empresa demitiu o seu executivo-chefe financeiro depois de descobrir fraudes nos balanços financeiros de 2001 e primeiro trimestre de 2002. A WorldCom comprou a Embratel no leilão de privatização do sistema Telebrás, em junho de 1998.
A divulgação da ata de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), com a taxa básica de juros mantida em 18,5% ao ano e viés de baixa, não causou tanto impacto no mercado financeiro nesta quarta. A justificativa do índice teve como base as incertezas com relação ao futuro da economia brasileira e a conjuntura adversa recente.
No final da tarde, o Federal Reserve (FED, banco central dos EUA) também anunciou a manutenção da taxa básica de juros em 1,75% ao ano. A medida era amplamente esperada pelo mercado, já que a economia norte-americana ainda não mostra sinais convincentes de uma sólida recuperação. Os juros são nos EUA são os menores dos últimos 40 anos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.