Notícias

 |  hmin

PMDB gaúcho está dividido sobre o rumo nacional do partido

A 15 dias da convenção, cenário se divide entre aliança com PSDB ou apoio a Lula

Faltando duas semanas para a convenção nacional do PMDB, os 43 delegados titulares gaúchos que terão direito a voto ainda não chegaram a um consenso sobre o rumo nacional do partido. A própria direção estadual do partido se divide diante do conflito entre a cúpula nacional, favorável a uma aliança com PSDB em torno do candidato presidencial tucano José Serra, e a ala oposicionista, que ameaça apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta sexta-feira, dia 31, o próprio presidente estadual do PMDB, deputado federal Cezar Schirmer, admitiu que "o quadro está confuso". A única convicção de Schirmer é a de que o fato de o PMDB ser adversário do PT no Estado é um obstáculo que deverá impedir o apoio a uma eventual aliança nacional com partido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. A hipótese de aproximação com o PT já havia sido rechaçada pelo candidato ao governo, Germano Rigotto.

Mesmo assim, Schirmer tem demonstrado desconforto com a maneira como foi conduzida a escolha da deputada federal Rita Camata (ES) para o cargo de vice-presidente na chapa de Serra por ter excluído o gaúcho Pedro Simon. Já o vice-presidente do PMDB gaúcho, Alceu Moreira, tem posição diferente:

– Desde que Simon entrou na disputa para ser o vice de Serra aceitamos as regras do jogo. Só porque perdemos a indicação não podemos ser incoerentes a ponto de nos colocarmos contra a aliança com o PSDB. Quer dizer que a coligação só serviria se o vice fosse Simon? – indaga Moreira.

Mais contundente, o 2º vice-presidente do PMDB gaúcho, deputado estadual José Ivo Sartori, prega o boicote à convenção nacional.

Na segunda-feira, 3 de junho, Schirmer deverá desembarcar em Brasília para tratar do assunto. A tendência é que o PMDB gaúcho negocie a retirada da candidatura do tucano Vicente Bogo ao Palácio Piratini em favor do deputado Germano Rigotto (PMDB). Um pedido explícito foi feito pelo deputado federal Darcísio Perondi na quarta-feira para o presidente Fernando Henrique Cardoso durante uma audiência de 30 minutos no Palácio do Planalto.

– O partido tomará uma providência – teria garantido FH a Perondi.

Arquivo / ZH

Schirmer não acredita numa aliança com o PT
Foto:  Arquivo  /  ZH


Notícias Relacionadas

31/05/2002 08h31min
PL pode decidir apoio à candidatura de Lula
30/05/2002 21h47min
Rigotto descarta possibilidade de aliança com PT
28/05/2002 22h24min
Britto visita o Vale do Sinos
26/05/2002 22h28min
Rigotto e Bernardi percorrem municípios em campanha
24/05/2002 12h59min
PMDB gaúcho investigará rejeição de Simon para chapa de Serra
23/05/2002 20h22min
Rigotto incursiona em campanha pelo Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.